Varizes e a Gravidez

varizes-na-gravidez-349918-1A própria gestação é um dos principais fatores de risco para varizes.

Há vários motivos para que isso ocorra:

– Durante a gravidez ocorre um aumento do volume de sangue.

– Ocorre a diminuição da velocidade do retorno do sangue das pernas para a pelve e abdome, fazendo com que ocorra um aumento da pressão sobre as veias .

– Um nível mais alto do hormônio progesterona também contribui para varizes, fazendo com que as veias fiquem mais dilatadas.

As varizes durante a gravidez não estão limitados as pernas, elas também podem ocorrer na vulva e serem pequenas e quase imperceptíveis , ou podem ser muito grandes e dilatadas, levando a desconforto para se sentar.

Você não pode controlar uma história familiar de varizes, nem as mudanças em sua circulação, muito menos as alterações hormonais durante a gravidez. Ainda assim, você pode tomar medidas para ajudar a prevenir ou atenuar os efeitos das varizes durante a gravidez.

Algumas Dicas:

1- Eleve as pernas. Elevar as pernas acima do nível do seu coração pode ajudar a promover a circulação. Você pode até colocar um travesseiro firme entre o colchão e a cama para levantar as pernas enquanto você dorme.

2- Mudar de posição. Se você tende a caminhar por longos períodos de tempo , faça pausas regulares para se sentar. Se você tende a sentar-se muito, caminhe regularmente.

3- Monitore seu peso. O ganho de uma grande quantidade de peso em um curto período de tempo é especialmente prejudicial para suas veias.

4- Utilize meia elastica medicinal prescrita pelo seu medico.

5- Beba muitos líquidos e faça uma dieta rica em fibras.

6- Siga as orientações de seu Ginecologista e Angiologista/Cirurgião Vascular.

As varizes que se desenvolvem durante a gravidez muitas vezes desaparecem dentro de alguns meses a um ano após o parto – quando você tiver se recuperado das alterações da hemodinâmica vascular e hormonais da gravidez.

Enquanto isso, não hesite em discutir as suas preocupações ou desconfortos com o seu Angiologista/Cirurgião Vascular.

Dr. Walter Jr. Boim de Araujo

Sobre Dr. Walter Jr. Boim de Araujo

CRM: 19850-PR. Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Residência Médica em Cirurgia Geral pela UEL e em Cirurgia Vascular pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e Doutorando em Cirurgia pela UFPR. Título de Especialista em Cirurgia Vascular; Ecografia Vascular com Doppler e Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela SBACV/CBR/AMB. Membro da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE) e International Member da Cardiovascular and Interventional Radiological Society of Europe (CIRSE). Médico Assistente do Serviço de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular do Hospital de Clínicas da UFPR. Preceptor da Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Angelina Caron.

Comentários encerrados.