Protocolo para a realização de Espuma Ecoguiada para varizes (Tratamento da veia safena)

 

Explicação do tratamento das varizes decorrentes do problema na veia safena com a aplicação de espuma ecoguiada .

Este procedimento será realizado em ambiente hospitalar, numa sala desenvolvida especificamente para maior segurança do procedimento e conforto do paciente, não sendo necessário internamento.

Será realizado o tratamento para um problema decorrente da dilatação (varizes) da veia safena, que consiste na punção (com uma agulha) diretamente na veia safena com o auxilio da imagem realizada em momento real por aparelho de ecografia vascular, tornando o procedimento mais seguro e preciso.

Após a punção será injetado a espuma (polidocanol 3% ou 1%) no interior da veia safena a qual poderá também atingir algumas veias que chegam até ela (varizes próximas a veia safena), no entanto não serão tratada as veias menores (telangiectasias ou veia reticulares) nesta sessão ou com esta forma de aplicação.

Será necessário após a injeção do medicamento, fazer uma compressão elástica através do uso de meia elástica ou enfaixamento na perna que será tratada.

Com o uso de meia elástica ou com a perna enfaixada, você deverá andar por 30 minutos logo após o término da sessão, para daí então ir para casa e manter o uso de meia elástica por um período não inferior a 30 dias, sendo que nos primeiros 02 dias será necessário dormir com a meia ou faixa.

Não é necessário fazer repouso, mas deve-se evitar abusos.

Seu médico explicará, quantas sessões, aproximadamente, serão necessárias, ou então será verificado durante o seu tratamento especificamente para o seu caso.

Para verificar a eficácia e como medida de segurança para o paciente, serão necessários controles ecográficos, com 30 dias e com 6 meses, após o início do tratamento, os quais deverão ser agendados pelo paciente, no entanto poderá ocorrer a necessidade de realizar mais controles. Estes exames terão como objetivo, avaliar o andamento do tratamento, pois é um tratamento que não é isento de complicações, portanto mesmo atrasado este exame deverá ser realizado e discutido com seu médico.

Sobre o Custo:
Será explicado previamente, pois cada caso tem suas particularidades.
O tempo de acompanhamento será de 6 meses, se mais tempo for necessário para o tratamento da veia safena, novo orçamento deverá ser realizado.

Recomendações:
1- Esclarecer eventuais dúvidas antes de iniciar o tratamento;
2- Informar ao seu médico todos os medicamentos que esta usando assim como alergias;
3- Trazer no momento do procedimento os exames solicitados, sendo fundamental o ECODOPPLER;
4- Trazer a meia elástica ou a faixa elástica;
5- Vir acompanhada de um familiar;
6- Seguir as orientações do seu médico.