Orientações para circulação diminuída nas pernas

O que é Claudicação?
A doença arterial periférica (falta de circulação nas pernas) pode causar desconforto ou dor quando você caminha. Embora a dor ocorra mais freqüentemente na panturrilha, também pode ocorrer nos quadris, nádegas, coxas, joelhos, pernas e pés. Esta dor é chamada de claudicação intermitente. Claudicação é o desconforto ou dor nas pernas que ocorre quando você anda e diminui ou desaparece quando você descansa. Com o tempo e com a piora do quadro, você pode começar a sentir o início da claudicação em distâncias menores.

O que posso fazer para melhorar da claudicação?
O seu médico vai lhe dar um plano de tratamento específico para a sua doença arterial periférica (falta de circulação nas pernas), que podem incluir mudanças de estilo de vida como parar de fumar e perder peso. Seu médico também pode recomendar um programa de caminhada para melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir a dor que você sente nas pernas. Programas de caminhada, quando são seguidas rigorosamente, podem dobrar ou quadruplicar as distâncias que você pode caminhar sem dor

Quais as recomendações que devo seguir em um programa de caminhada?
O seu médico irá adequar o seu programa de caminhada para as suas necessidades específicas:
• Caminhar três ou mais vezes por semana
• Aumentar a quantidade de tempo que você pode andar sem apresentar dor nas pernas caminhando gradualmente períodos mais longos sem parar.
• Evite o cigarro
• Mantenha seu peso corporal ideal

Geralmente as sessões incluem os seguintes elementos:
• Em primeiro lugar, você deve andar até sentir dor leve na perna, muitas vezes, cerca de três a cinco minutos após o início
• Continue andando até que a dor fique mais acentuada
• Em seguida, você deve parar e descansar até que a dor desapareça, geralmente após alguns minutos
• Após o desaparecimento da dor, comece a andar novamente
• Repita este ciclo de exercício e descanso por 30 a 35 minutos
• Com o programa continuo de caminhada, você vai aumentando gradualmente o tempo do ciclo para 50 minutos à uma hora.
• À medida que você progredir em seu programa de caminhada, normalmente você vai ser capaz de andar por longos períodos de tempo sem dor.

Dr. Walter Jr. Boim de Araujo

Sobre Dr. Walter Jr. Boim de Araujo

CRM: 19850-PR. Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Residência Médica em Cirurgia Geral pela UEL e em Cirurgia Vascular pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e Doutorando em Cirurgia pela UFPR. Título de Especialista em Cirurgia Vascular; Ecografia Vascular com Doppler e Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela SBACV/CBR/AMB. Membro da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE) e International Member da Cardiovascular and Interventional Radiological Society of Europe (CIRSE). Médico Assistente do Serviço de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular do Hospital de Clínicas da UFPR. Preceptor da Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Angelina Caron.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *