Opção no tratamento da Trombose Venosa Profunda

O principal tratamento da trombose venosa é a anticoagulação, uso de medicamentos para evitar a coagulação e o aumento da formação de trombos, e que apesar de todos os avanços obtidos no desenvolvimento de novos medicamentos anticoagulantes (xarelto, pradaxa e eliquis), eles agem apenas na prevenção da formação e da propagação de novos coágulos (recorrência), e não na sua remoção, levando a uma desobstrução lenta e muitas vezes, inadequada do fluxo sanguíneo.

Para alguns casos selecionados tais como:

  • Trombose de veias iliacas (acima da virilha)
  • Pacientes com muitos sintomas e com inicio até 14 dias
  • Paciente com baixo risco de sangramento
  • Paciente em risco de perda do membro (flegmasias- tipo específico de trombose venosa)

Pode-se optar em um tratamento que tenha o objetivo de remover os coágulos de uma forma mais rápida, o qual deve ser indicado pelo cirurgião vascular, pois é um tratamento que também tem seus riscos.

O procedimento consiste na colocação de um cateter diretamente no local da trombose, mesmo com anestesia local e sem cortes, fazendo a infusão de medicamentos fibrinolíticos, os quais levam a dissolução dos coágulos, para melhorar a sua eficácia atualmente tem-se utilizado junto com estes medicamentos, dispositivos que aumentam a capacidade da remoção destes coágulos, aspirando ou facilitando a ação do fibrinolítico, conseguindo obter sucesso na maioria das vezes, em menos de 1 dia de tratamento.

Infusão direta do fibrinolítico no local da trombose.

 

 

 

 

 

 

Dispositivo que aspira o trombo

 

 

 

 

 

 

 

 

“Converse com seu Médico Angiologista / Cirurgião Vascular sobre estas opções de tratamento.”

Dr. Fabiano Luiz Erzinger

Sobre Dr. Fabiano Luiz Erzinger

CRM: 17510-PR. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Cajuru (PUC-PR). Residência Médica em Angiologia e Cirurgia Vascular pelo Hospital Universitário Cajuru (PUC-PR). Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Título de Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro dos Cirurgiões – CBC, Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela AMB e SBACV. Título de Especialista em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela AMB/SBACV e Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). Preceptor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital Angelina Caron.

Comentários encerrados.