Escleroterapia (“Aplicação – Secagem de vasinhos”) – Perguntas e Respostas

O QUE ´E ESCLEROTERAPIA ?

A escleroterapia de varicoses , também chamada de aplicação ,“secar vasinhos” ou ”queimar vasinhos “ é um procedimento médico realizado para tratar a doença varicosa em diferentes apresentações.

O procedimento é realizado no consultório, não necessita repouso , internamento ou anestesia. O desconforto é pequeno e bem tolerado pela maioria dos pacientes.

POSSO AGENDAR DIRETO A ESCEROTERAPIA?

Não , como se trata de um procedimento medico, primeiro é necessário uma consulta para realizar o diagnostico e indicar o melhor tratamento para cada caso . Se a sua doença venosa estivar em estagio mais avançado a escleroterapia pode não ser a melhor escolha de tratamento.

MEU CONVENIO PAGA A ESCLEROTERAPIA?

Por se tratar de um procedimento estético a maioria dos convênios não cobre este tipo de tratamento .

ESCLEROTERAPIA DÓI MUITO?

O desconforto na escleroterapia é mínimo e muito bem tolerado pela maioria dos pacientes. Pomadas anestestesicas e frio podem ser utilizados nos pacientes mais sensíveis.

TEM ANESTESIA ?
Por ser um procedimento muito pouco doloroso não ha a necessidade de anestesia . A escleroterapia é feita no consultório sem necessidade de internamento.

PRECISA DE REPOUSO?

Pode haver um pouco de ardência local nas 12h após o procedimento. O paciente pode voltar a suas atividades normais , mas não deve realizar exercícios físicos nas próximas 12-24h.

POSSO TOMAR SOL?
Não se deve tomar sol no mínimo 1 semana aos a escleroterapia convencional , se for realizado o laser transdermico deve-se esperar 3-4 semanas . Se isto não for possível o paciente deverá usa protetor solar fator 30 2x ao dia no mínimo.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESCLEROTERAPIA CONVENCIONAL , ESPUMA E LASER?

Todas visam o mesmo objetivo : destruir o vasinho indesejado. Cada uma tem sua indicação especifica e varia de acordo com a cor da pele e tamanho do vaso e complexidade da doença.

OS VASINHOS VOLTAM?
Existe sim uma recidiva parcial em alguns pacientes . Isso ocorre em 1-2 anos apos o tratamento e varia de acordo com a tendência (genética) de cada um , a progressão da doença varicosa (tratamos apenas a conseqüência e não a causa) e a prevenção realizada .

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO POSSO FAZER A APLICAÇÃO?
O ideal é um intervalo de 15 dias em cada sessão . Pode variar de acordo com a quantidade de vasinhos.

QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES?
As complicações mais comuns são pequenos hematomas, ardência local e pequenos coágulos que necessitam ser drenados . Mais raramente pequenas úlceras e manchas escuras na pele .