Escleroterapia (“Aplicação – Secagem de vasinhos”)

O QUE É?
A escleroterapia de varicoses , também chamada de aplicação ,“secar vasinhos” ou ”queimar vasinhos “ é um procedimento médico realizado para tratar a doença varicosa em diferentes apresentações.

O procedimento é realizado no consultório, não necessita repouso , internamento ou anestesia. O desconforto é pequeno e bem tolerado pela maioria dos pacientes.
O princípio da escleroterapia é danificar o vaso doente e impedir que o sangue circule dentro dele, tornando-o invisível e melhorando o aspecto estético.
As técnicas mais utilizadas são : injeção de um liquido esclerosante , injeção de espuma e laser transdérmico. Cada técnica tem uma indicação precisa .

CIRURGIA ASSOCIADA OU NÃO A ESCLEROTERAPIA:
Se os vasinhos estiverem conectados a veias varicosas maiores o tratamento mais indicado é cirurgia ou o laser transdérmico; a escleroterapia isoladamente nestes casos não terá um bom resultado. Portanto é necessário realizar uma consulta diagnóstica com um angiologista; cirurgião vascular e eventualmente ecoDoppler antes de realizar o procedimento.

APÓS O PROCEDIMENTO
O resultado pode ser visto entre 7- 20 dias.
As sessões tem em media 15 dias de intervalo.
Cudados Básicos :
Não fazer execicio físico 24-h
Depilação e outros procedimentos estéticos 24h
Não tomar sol 7-15 dias até 4 semanas (depende da técnica utilizada)
Utilizar meia elástica / faixa elástica ( depende do calibre das veias tratadas)

RECIDIVA
Pode ocorrer recidiva (reaparecimento ) parcial dos vasinhos em 1-2 anos . Isso depende da genética (tendência) cada individuo , da progressão da doença venosa e da prevenção realizada pelo paciente.
COMPLICAÇÕES
As complicações da escleroterapia são pequenas na sua maioria das vezes quando o procedimento é bem indicado e realizado pelo especialista Angiologista, Cirurgião Vascular . Entre elas: pequenos coágulos e hematomas, alergia ao produto ou ao micropore e mais raramente manchas na pele e pequenas ulcerações.